Novas placas de carro: entenda o padrão Mercosul
Você está pensando em comprar um carro novo? Quer fazer uma viagem de carro dentro do Mercosul, mas não sabe que documentação levar? Há mudanças a caminho! O novo sistema de placas para o Mercosul está sendo implementado. Além de facilitar o tráfego entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, também ajudará a combater fraudes.
Conheça o modelo e entenda as diferenças.
Tipos de placas atuais
No Brasil, temos várias variações de placas. O objetivo é distinguir entre o uso e a propriedade de cada um deles: se é particular, oficial, de coleção, de aluguel, entre outros. Confira a imagem abaixo e entenda como funciona o esquema de cores:
- Placa cinza com letras pretas: veículo particular;
- Placa vermelha com letras brancas: veículo de aluguel (táxis, carros, caminhões e veículos que são alugados para uso, mas não são de propriedade do motorista);
- Placa preta com letras cinza: veículo de coleção (de mais de 30 anos, que tem características originais em bom estado de conservação);
- Placa branca com letras vermelhas: veículo de aprendizagem, de autoescolas;
- Placa verde com letras brancas: veículo em experiência ou fase de testes (usado especialmente por montadoras e oficinas para testar novos veículos que ainda não foram lançados e/ou regularizados);
- Placa preta com letra dourada: representação oficial de veículos do governo (Executivo, Legislativo, Judiciário e Forças Armadas);
- Placa branca com letra preta: veículos oficiais (Exército, Corpo de Bombeiro, Polícia);
- Placa azul com letra branca: veículos de representação diplomática (usada especialmente por embaixadas e consulados).
A nova placa do Mercosul ainda fará a distinção entre essas variações, mas também contará com identificação por chip e QR Code. A vantagem é que o tráfego ficará mais fácil e seguro entre os países do bloco – e pelo mesmo valor da placa original.
Conheça o novo modelo e saiba quando ele chegará ao Brasil.
O que são as placas de carro no modelo Mercosul
As novas placas para os veículos do Mercosul têm diferenças grandes se comparadas às placas atuais no Brasil. O modelo tem 4 letras e 3 números (diferentemente da atual, que tem 3 letras e 4 números). Além disso, ela é inteira branca – a distinção entre os tipos de veículo fica por conta da cor da fonte.
Outra mudança é a presença do nome do país, do estado e do brasão. As bandeiras e símbolos estarão visíveis, bem como o emblema do Mercosul.
O principal objetivo da mudança é facilitar a movimentação entre os países do bloco. Evitar clonagem e fraudes também entra na lista: por esse motivo, as placas terão chip e QR Code.
Prazo para implementação
Na Argentina e no Uruguai, os carros novos já estão de placa nova. No Brasil, o início da mudança está previso para 1º de dezembro de 2018. A princípio, veículos zero quilômetro, em transferência ou que terão as placas substituídas já recebem o novo modelo.
Os veículos usados, por sua vez, terão até o final de 2023 para se atualizar.
O que você achou da mudança? Compartilhe sua opinião com a gente no nosso Facebook!
Leia também: