
Economia de combustível: 5 passos infalíveis para abastecer menos
Para economizar combustível, muita gente acha que vale tudo: pesquisa de preço, abastecer com gasolina aditivada, ou até dirigir no ponto morto. Mas a verdade é que algumas mudanças simples na rotina podem economizar mais dinheiro no fim do mês. E o melhor: sem danificar o carro nem colocar sua segurança em risco.
Confira os 5 itens que precisam de atenção para economizar mais combustível!
Verifique os pneus
Os pneus sustentam todo o carro e sofrem diretamente com o desgaste das ruas e estradas. Quando em bom estado, garantem que o veículo se locomova de maneira suave e estável, o que otimiza o uso do combustível.
Ao contrário, pneus murchos exigem mais força do carro na hora de rodar. Por isso, aumentam o consumo. Manter os pneus sempre calibrados e em bom estado garante não só o conforto na hora de dirigir, mas também a economia.
Cuidado com o peso
Quanto mais pesado estiver o carro, mais força o motor precisa fazer para rodar – e, por isso, também consome mais combustível. Por isso, porta-malas muito cheios e o excesso de passageiros pode aumentar o gasto com gasolina. Para economizar, evite rodar com cargas muito pesadas durante muito tempo, como objetos pesados no porta-mala que não estão em uso.
Confira se a manutenção está em dia
O desgaste de peças, a falta de alinhamento e o desbalanceamento podem desperdiçar mais combustível do que a gente imagina. Algumas partes em especial, como as velas, são diretamente responsáveis pela geração de energia e pelo uso adequado do combustível e, por isso, devem ser trocadas de acordo com as orientações do fabricante.
Mantendo a revisão do seu carro em dia, você garante que todas as partes estão funcionando adequadamente. Afinal, manutenção é um investimento – ela evita que você tenha prejuízos no futuro.
Leia também: Peças do seu carro que você precisa conhecer >>
O ar condicionado é um dos vilões, mas não só ele
Não é mito: usar o ar condicionado pode aumentar o consumo de combustível em até 20%. Isso acontece porque o compressor de ar do automóvel gera resistência, fazendo com que o motor tenha que consumir mais.
Mas antes proibir os passageiros de ligar o ar, atenção: dirigir em altas velocidades com os vidros abertos atrapalha na aerodinâmica do automóvel, o que força ainda mais o motor e, consequentemente, gasta mais combustível. Por isso, vale a pena analisar a situação e para saber o que compensa mais naquele momento.
Confira também os 8 acessórios que vão tornar sua experiência ao volante muito mais agradável >>
Evite excessos
Por fim, cuidar com a troca de marchas, evitar a aceleração exagerada e dirigir sem abusar da velocidade são medidas simples que vão muito além da economia. Dessa forma, você não força o motor nem desgasta as peças desnecessariamente, além de garantir a sua segurança no trânsito. Quanto menos for necessário pisar no acelerador, mais econômica é a viagem. Por isso, vale a observação: a prudência ao volante não só é benéfica para os outros ao seu redor, mas também para o seu próprio bolso.
Qual sua dica favorita? Compartilhe com a gente!
Não deixe de acessar também nossa página no Facebook.