
10 dicas de direção defensiva para ser um motorista melhor
A direção defensiva é muito mais do que dirigir com cuidado. Algumas medidas simples podem tornar o trânsito mais seguro para você e para os outros. E vão desde cuidados com a manutenção do carro a prever possíveis acidentes.
Confira as 10 dicas que separamos para você praticar a direção defensiva no seu dia a dia e ser um motorista excelente!
Use o cinto de segurança
O uso do cinto de segurança é essencial tanto para os motoristas quanto para os passageiros. Ele deve estar na posição correta: sobre o peito, sem nenhuma torção. Lembrando que o cinto só está colocado corretamente se fizer o clique.
Cheque a segurança das crianças
As crianças também precisam usar o cinto de segurança. Caso sejam pequenas, cadeiras especiais e banquinhos de elevação são suficientes – e fundamentais – para garantir o uso correto do cinto pelas crianças.
Faça a manutenção
Problemas mecânicos também podem atrapalhar a direção e até causar acidentes graves. Trocar o óleo e o filtro, fazer o balanceamento e checar o status dos pneus são medidas simples que podem prevenir problemas. Na dúvida, converse sempre com um mecânico de confiança.
Não obstrua a visão dos retrovisores
Parte de prevenir acidentes é enxergar o que acontece ao seu redor e se antecipar para possíveis movimentos. Mantenha os retrovisores sempre à vista e confira seus arredores com frequência.
Não transporte animais e objetos soltos
Já falamos aqui no blog sobre como transportar os pets no carro. Existem cintos especiais para os bichos que precisam e devem ser usados. Lembrando que é proibido dirigir com animais no colo.
Não dirija com sono ou sob o efeito de álcool ou drogas
O sono, o álcool e as drogas diminuem drasticamente os reflexos e, por consequência, aumentam o tempo de reação em caso de necessidade. Por esse motivo, fica mais difícil evitar acidentes que poderiam ser evitados. Vale lembrar que, mesmo que você dirija corretamente, outras pessoas podem cometer erros.
Dirija com prudência
Respeitar a velocidade da via, não abusar do acelerador e manter distância dos outros veículos são boas práticas no trânsito. Parte de ser um bom motorista é também ser respeitoso com os demais motoristas, pedestres, ciclistas e outros agentes envolvidos.
Pense bem antes de ultrapassar
A ultrapassagem também é um dos pontos importantes quando falamos em dirigir defensivamente. Nunca ultrapasse em locais proibidos e pense duas vezes antes de ultrapassar. É preciso lembrar que, numa emergência, você e o carro da pista oposta estão se aproximando em velocidades muito maiores do que as percebidas dentro do veículo. Por isso, atenção.
Use a seta
Aos motoristas de plantão, lembrem: a seta existe e precisa ser usada. Sempre alerte outros motoristas sobre os seus movimentos. Isso serve também para o alerta, fundamental caso você precise parar de repente.
Respeite as leis de trânsito
Por fim, respeite as leis de trânsito. Sempre tenha atenção às placas, mesmo que esteja em um local conhecido. Use também as faixas corretas para fazer conversões e sinalize adequadamente mudanças de pista. Muitas das nossas leis de trânsito são pensadas para evitar acidentes e, por isso, precisam ser respeitadas.